Milagre
Pode ser por ter deixado para ter filhos “Mais tarde”, ou por a princípio ter achado que “Não ter”, era sua escolha, ou não ter encontrado o parceiro pra essa viagem e o tempo passado demais. Também quem tenha desejado e sonhado muito com a maternidade...
Situações diferentes, que se encontram no momento que decidiram viver a maternidade e se deparam com inúmeras dificuldades. Iniciam assim uma batalha sem precedentes.
Sim!
Incrivelmente, esse processo tão natural e tão simples para a grande maioria das mulheres, não é tão natural nem tão simples para uma parte delas.
São milhares de pequenos milagres biológicos que precisam acontecer sincronizadamente, para a gravidez se concretizar, firmar e evoluir de maneira saudável até o nascimento do bebê.
Um pequeno exemplo:
Abaixo um diagrama de um ciclo menstrual, que mostra os hormônios envolvidos quando há fecundação.
![]() |
Foto 24 |
Resumidamente: com o inicio da menstruação, hormônios agem para o crescimento dos folículos, estimulam seu rompimento e se no momento ideal (Sim! Não é qualquer momento! O óvulo só sobrevive 24 horas após a ovulação.) houver o encontro com os espermatozoides (a sobrevivência do espermatozoide varia entre 3 a 5 dias.) pode acontecer à fecundação. (Isso mesmo! PODE. Não é certeza.) Então o óvulo fecundado se desloca para o útero para a implantação. Mais hormônios agindo para o embrião fixar no útero, para impedir que um novo ciclo se inicie, já que aconteceu a gravidez. Também para a manutenção dessa gravidez até a placenta ficar 100% ativa o que acontece em torno do terceiro mês de gestação.
Com certeza muitas pessoas estão lendo e tentando lembrar-se das aulas de biologia. Mesmo que lembrem, é impossível ter ciência de tudo desse processo tão incrível que é gerar uma vida.
Isso tudo é só um mini (Mini mesmo!) resumo de uma pequena parte do que é o milagre da vida!
Se um, APENAS UM, desses hormônios não estiver em número adequado, ou não acontecer no momento ideal, não haverá gravidez. Ou ela até acontecerá, mas não evoluirá.
A infertilidade tem muitas causas, que não só as hormonais. Reserva ovariana baixa, inúmeros fatores uterinos, tubários, genéticos e imunológicos também... Se for mergulhar em cada um desses assuntos, e tentar explicar cada uma das possíveis situações que podem ser causa de infertilidade, dezenas de páginas, serão insuficientes.
A “tentante”, que é como a mulher que está buscando o sonho da maternidade é chamada, acaba virando uma “expert”! A busca por um bebê é quase como uma faculdade de medicina, com especialização em reprodução humana! Por que ela quer, precisa de respostas. E a busca freneticamente! Quer entender o porquê algo simples e natural, para ela, é algo tão, mas tão difícil, doloroso e frustrante. Também porque precisa entender o que os tantos especialistas que procura estão dizendo. O porquê de tal remédio, o porquê de tal procedimento cirúrgico... Onde seu corpo, está falhando?
Cada caso é um caso. Algumas mulheres, logo após encontrarem o problema e ter o tratamento adequado, conseguem alcançar seu sonho rapidamente. Mas infelizmente, para muitas, essa busca se arrasta por longos anos. Anos de muito sofrimento. Um sofrimento solitário. Porque a sensação é de que o problema é dela, a culpa é dela, e ninguém consegue compreender sua dor e sua luta. Lidar com a impossibilidade de ser mãe, mesmo que temporária, até encontrar o problema e conseguir sana-lo, é enlouquecedor. A sensação é confusa. Seu corpo, não está cumprindo a função dele. A culpa é dela! A falha é dela!
Amizades se perdem, acontece um afastamento da família, casamentos sucumbem...
Acaba se tornando uma batalha onde o inimigo, a infertilidade, é a própria mulher!
É uma luta insana.
Felizmente as pesquisas sobre reprodução humana têm avançado muito nos últimos anos. Muitas causas de infertilidade têm sido descobertas, muitos medicamentos criados e muitos procedimentos se aprimorado. Isso tem beneficiado muitas mulheres. O caminho é longo, mas muito promissor.
Por isso tudo que descrevi, para quem tem ou teve dificuldade em engravidar a palavra “milagre” se encaixa perfeitamente em muitos momentos ao se falar sobre a maternidade.
Realizar esse sonho, após anos de busca, de luta, de dores, de frustrações é algo extraordinário!
Ter em seus braços seu sonho realizado dá sentido à palavra “milagre”.
Pura verdade!! Ótimo texto
ResponderExcluirMulheres que vivem a infertilidade sabem exatamente como a gravidez é um verdadeiro milagre!... ótimo texto! Cheio de sensibilidade !
ResponderExcluirPrezadas Alunas muito interessante todas as postagens e olhares...
ResponderExcluir